segunda-feira, 17 de setembro de 2012

[Análise] Lançamento iPhone 5

Enfim, saiu o tão esperado lançamento da empresa colorida Apple. O iPhone 5 e suas funcionalidades foram reveladas, para alegria dos Applemaniacos. Abaixo falarei sobre o tão esperado lançamento deste aparelho que deixou muito suspense no ar.

Design


Foto: Divulgação
A empresa da maçã decidiu disponibilizar seu mais novo lançamento em duas cores: preto e branco, seguindo as tendências e preferências da grande maioria dos consumidores. O estilo e posições dos botões do iPhone mudaram pouco em relação ao seu antecessor. A Apple não abre mão do seu tradicional botão único abaixo da tela do aparelho. Outro ponto importante, que merece destaque é sobre o acabamento na parte de trás do gadget. No seu antecessor a armação era em vidro, que embora bonito, deixava o mesmo feio quando quebrado. Muita gente quebrou a parte de trás e trocar dava dor de cabeça. O iPhone 5 vem com acabamento em alumínio. A tela tem 4'' em proporção Widescreen (16:9). Uma pequena falha, é que os aplicativos que não foram desenvolvidos para rodar em tal proporção, ficarão com os cantos pretos, da mesma forma quando rodamos um video 4:3 em uma TV 16:9. Ponto negativo? Inicialmente sim, mas nada que prejudique notoriamente a experiência de uso do equipamento. Ou seja, é o mesmo tamanho do 4s horizontalmente, ele só ficou mais "esticado" verticalmente. Em relação ao tamanho, novamente seguindo as tendências e preferências dos usuários baseados nos concorrentes.

Sistema operacional e funcionalidades

A compatibilidade com o 4g chamou muito a atenção para quem mora fora do Brasil né?. Essa tecnologia já é realidade em algumas partes do mundo. No entanto, nenhuma das tecnologias compatíveis estarão disponíveis inicialmente aqui no Brasil, seguindo o exemplo do Galaxy SIII, o que deixou muita gente frustrada. A câmera frontal não é novidade, nem tampouco a melhoria na traseira. Falaremos disso em Hardware. A Apple apresentou também um padrão de conexão do carregador diferente, menor, mas que não trouxe grandes melhorias. No sistema que será o iOS 6 (que será lançado "em breve" como diz o site oficial da maçã, rumores mencionam o final de Setembro/2012 como data de lançamento, mas...) algumas modificações, de acordo com a prévia do site oficial , mas nada de realmente incrível. Achei interessante a integração com o facebook, que se mostrou bem mais interativa e no mais, conversa para boi dormir nada de realmente inovador.

Hardware

O item mais aguardado. O tão esperado iPhone 5 conta com uma câmera traseira com sensor de 8mp, que promete uma velocidade de captura de imagem bem superior a de
seus antecessores. Nada que a concorrência já não tenha mas, Apple é Apple né amigão. Finalmente batendo de frente e filmando em 1080p. Não podemos ter certeza, mas tem tudo para ser melhor do que os concorrentes do mesmo nível. Sobre a tela, trata-se de uma tela de 4'' de retina resistente a oleosidade e impressões digitais (segundo o site oficial). Eles garantem brilho e qualidade da imagem infinitamente superior ao iPhone 4S. A bateria também sofreu uma leve melhora de durabilidade. Já é um avanço, mas nada de surpreendente. Sobre o processador, rumores dizem que o mesmo utilizaria núcleos ARM, no entanto a Apple como sempre tem sua carta na manga. Segundo tais informações de fonte não segura, a Apple teria trabalhado encima desse núcleo, criando um processador mais sofisticado. Bem a cara deles né? Não foi informado oficialmente a frequência de operação e nem mais informações sobre ele. E eu acredito que nem vão informar. Os próprios usuários que terão que descobrir, quando o mesmo vier para o mercado.

Visão geral

Muita especulação, muitos rumores (que inclusive acertaram em cheio heim?), muito barulho, muito suspense, apreensão, drama, nerds, coca-cola na cerimônia de lançamento e, para alguns um verdadeiro fracasso e para outros apenas um lançamento digamos que, ofuscado. A verdade é que, a Apple lançou a moda nesses últimos anos e esperávamos mais e tenho certeza que todos estão um pouco frustrados. A Apple não conseguiu se igualar e nem tampouco ultrapassar a Samsung que, os Applemaniacos que me perdoem, está bem a frente da empresa da maçã. Eu esperava pelo menos uma câmera 3D e um carregamento de bateria sem fio, visto que já é uma tecnologia implementada pela Dell, por exemplo. Imaginei também uma câmera de 8mp, mas com alguma tecnologia que jogasse o Galaxy SIII no chão, pisando, sapateando e cuspindo na cara da Samsung, como a Apple sempre fez. Talvez uma tela transparente, enfim, novidades. Implementações inovadoras e de peso nada de Ronaldo Fenômeno como garoto propaganda, para que servissem se inspiração no futuro. Sendo otimista: a Apple não está morta no mercado e promete conquistar os usuários pelo preço, que está relativamente atrativo lá fora. Pelo menos foi melhor do que o iPhone 4s e esperamos ansiosamente pelo iOS 6 para melhorar a experiência de uso do iPhone 5. Aguardaremos por um upgrade notável em um possível iPhone 5s ou qualquer outro codinome que eles venham a inventar, para que essa marca que tanto criou e ajudou no desenvolvimento das outras possa continuar lançando moda e gadgets que serão referência e sonho de consumo de muita gente. Antes de finalizar, uma verdade deve ser dita: Steve Jobs, você faz muita falta neste mundo.

Quer saber mais detalhes? Visite o site oficial com informações detalhadas sobre o iPhone 4S e o iPhone 5.

A quem dedicou tempo lendo este artigo, obrigado. Foi o primeiro de muitos. Sugestões, críticas e comentários são muito bem vindas.
Um abraço e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Colmeia: O melhor dos blogs Uêba - Os Melhores Links Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!